Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


B - Qual o número de estações previsto para a Rede de Medida? Qual a localizacão dessas estações?


E.I.A.:


Para a caracterização da qualidade do ar na envolvente da Central, considera-se ser necessário a instalação de quatro estações de medida, três delas distribuídas por freguesias do concelho de Loures e que são Stª Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela e uma outra a localizar na RNET de modo a cobrir de forma representativa a área de influência da CTRSU.

"Identificaram-se em Stª Iria da Azóia dois sítios alternativos, um em Periscoche, próximo de um reservatório de água existente, da Câmara Municipal de Loures, (Fotografias 1 e 2 do Anexo II) e outro no Bairro do Estacal Novo (Fotografias 3 e 4 do Anexo II) junto à Escola do Ensino Básico (E+B) 2.3. Estas localizações coincidem com os locais onde se verificam aumentos mais significativos das concentrações de SO2 e Partículas, atribuíveis ao funcionamento da Central, Fig. I.4 e I.6 (Anexo I).

Isolinhas de concentrações de SO2

Acrescimo de concentração de particulas

Foto 1 e 2

Destas duas localizações, a primeira apresenta algumas vantagens relativas mas qualquer uma delas pode caracterizar a situação a nível da freguesia.

Foto 3 e 4

Para a estação a instalar em S. João da Talha, determinada pelo acréscimo estimado para o P98 das Partículas e o nível de SO2 (Fig. I.6 e I.4 do Anexo I), foi considerado como localização adequada a zona do Gimnodesportivo de S. João da Talha (Fotografias 5 e 6 do Anexo II).

Foto 7 e 8

Apesar das áreas da RNET e ZPE afectadas serem despovoadas, dado o seu papel fundamental e insubstituível do ponto de vista ecológico e económico, e ainda no respeitante à protecção de espécies de aves e respectivos habitats considerou-se ser importante a localização de uma estação de monitorização no extremo Sul do Mouchão da Póvoa (Fotografias 9 e 10 do Anexo II).

Foto 9 e 10

Esta última estação ao contrário das restantes, irá apresentar algumas dificuldades relativamente ao abastecimento de energia, transmissão de dados e ainda de acesso para manutenção. No entanto a sua localização próxima da Central e na direcção dos ventos predominantes conferem-lhe uma importância acrescida para a caracterização de situações críticas. É também de referir que se se proceder ao desenvolvimento de um modelo de dispersão atmosférica específico, para a previsão a curto prazo da evolução das concentrações de poluentes ao nível do solo, a recolha de dados desta estação será fundamental para a sua calibração.

Apresentam-se no Quadro I os locais potenciais para a instalação de estações de monitorização.

Quadro I - Locais seleccionados para a instalação das Estações de Monitorização.

Concelho
Freguesia
Local
Estação
Loures
S. Iria da Azóia
Periscoche *
1
Loures
S. Iria da Azóia
Bairro do Estacal Novo *
1
Loures
S. João da Talha
Gimnodesportivo
2
Loures
Bobadela
Posto de Vigia da Unitarma
3
Reserva Natural do Estuário do Tejo
Mouchão da Póvoa
4

* - Locais alternativos para a Estação 1.

A análise da Figura 3 permite verificar o enquadramento das estações propostas no conjunto das já existentes, nomeadamente as pertencentes à Comissão de Gestão do Ar de Lisboa e à Rede Nacional.

As estações da CGA efectuam a monitorização do concelho de Lisboa localizando-se a estação mais a Norte em Stª Maria dos Olivais (Estação nº 1).

A rede que aqui se propõe irá permitir a monitorização, da área da RNET afectada e do concelho de Loures numa zona urbano-industrial significativa. Esta rede, irá fornecer dados relativos a uma área presentemente não instrumentada completando assim a informação da rede da CGA de Lisboa. O conjunto das duas redes permitirá uma análise global da situação relativa à qualidade do ar duma região significativa." [ARVQA, pag. 6 a 8]

Valorsul:


Na sequência de parecer solicitado ao Instituto de Meteorologia e à Direcção Regional de Ambiente e Recursos Naturais de Lisboa e Vale do Tejo sobre o anteprojecto da Rede de Vigilância de Qualidade do Ar foi decidido que esta Rede integraria mais uma estação de medida, a localizar no concelho de Vila Franca de Xira, freguesia de Póvoa de Santa Iria, no local da Subestação da Póvoa de Santa Iria. Relativamente aos locais alternativos para a localização da Estação 1 optou-se pela estação de Periscoche.


No seguimento desta pergunta:


B - Quais os critérios considerados para a selecção dos locais de instalação das estações da Rede de Medida?


B - Relativamente à qualidade do ar quais os poluentes que serão monitorizados? Que tipo de medições serão efectuadas (contínuo/descontínuo/períodicas)?


B - Para a vigilância da qualidade do ar está prevista a instalação de sensores meteorológicos na zona de influência da CTRSU?



Indice Geral | B - Caracterização do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica