Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


B - Quais são as condições de funcionamento do sistema na fase de arranque? Quais os parâmetros que se prevê que sejam ultrapassados ?


Valorsul:


A fase de arranque pode-se subdividir em duas fases, a fase de testes e comissionamento e a fase de serviço experimental e pré-industrial. Na primeira fase os equipamentos são testados de modo individualizado e na segunda fase são testadas as várias linhas com todos os equipamentos que as compõem em operação.

Na primeira fase grande parte dos parâmetros serão necessariamente e propositadamente ultrapassados por forma a testar a resposta do sistema em termos de alarmes, protecções e comando automático. Na segunda fase espera-se também fazer alguns testes ao comportamento do processo em situações extremas, pelo que é possível que alguns dos parâmetros de funcionamento normal venham a excedidos.

Em adição ao que serão os procedimentos normais para se poder considerar a central em condições de entrar em regime de exploração comercial, há que contar com problemas pontuais de funcionamento do equipamento que poderão ter origem no fabrico do equipamento, na montagem ou na operação. Estes tipo de problemas são de difícil previsão mas certamente irão surgir com maior ou menor gravidade, devendo necessariamente, os de maior gravidade, ser corrigidos antes da entrada da central em regime industrial.

Após a entrada em regime industrial e por um período de alguns meses há que contar com a curva de aprendizagem de toda a equipa de exploração, que não obstante poderem ter experiência considerável neste tipo de equipamento terão necessariamente de se adaptar às novas equipas e à especificidade do equipamento instalado. Durante estes primeiros meses é de prever a ocorrência de incidentes que poderão implicar a paragem e o arranque alguns equipamentos com maior frequência.



Indice Geral | B - Caracterização do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica