Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


B - Qual o sistema utilizado para tratamento dos gases de combustão?


E.I.A.:


"O sistema de tratamento de gases é constituído por um sistema de remoção de alguns componentes gasosos (tóxicos) e partículas, um ventilador de tiragem induzida, localizado após o sistema de tratamento e uma chaminé de dispersão de gases, com possibilidade para três (ou quatro, no caso de ampliação) fugas.

Cada linha de tratamento de gases será constituída por um sistema de remoção de gases ácidos do tipo 'semi-seco', seguido de um sistema de remoção de partículas dos gases de combustão. A adição de carvão activado, para remoção adicional de dioxinas, furanos e metais pesados, bem como a injecção de amónia na câmara de combustão, para redução do teor de NOx, completam o sistema de tratamento de gases a instalar.

A remoção de gases ácidos será efectuada em reactores do tipo 'semi-seco', por meio da sua neutralização com uma suspensão aquosa de hidróxido de cálcio (leite de cal)

Os reactores de neutralização, construídos em aço-carbono, funcionarão em co-corrente com fluxo descendente dos gases de combustão, e disporão de dispositivos de atomização do reagente de neutralização em materiais de elevada resistência ao desgaste, e de promotores do efeito de turbilhonamento dos gases. A turbulência dos gases de combustão e a pulverização da suspensão de leite de cal promovem um estreito contacto gás-sólido, aumentando a eficiência do processo de remoção.

Adequadas cadeias de controlo permitirão a regulação do caudal de leite de cal a injectar e da temperatura de saída dos gases, esta última obtida por meio da injecção de água à entrada dos reactores.

O sistema de remoção de dioxinas, furanos e metais pesados consiste na adição de carvão activado ao leite de cal a injectar nos reactores de neutralização. Compreenderá um silo para armazenamento do carvão activado e os equipamentos e dispositivos necessários para a extracção e alimentação do carvão activado aos tanques de armazenagem do leite de cal.

A Central será apetrechada com despoeiradores de gases de elevado rendimento do tipo filtro de mangas ('bag filters'), a fim de captar as partículas contidas nos gases de combustão, evitando assim a sua emissão para a atmosfera.

Será instalado um filtro de mangas a jusante de cada um dos reactores de neutralização, estando-lhes associado o equipamento de manuseamento dos resíduos sólidos removidos necessário ao seu envio para os silos de armazenamento temporário respectivos.

Cada filtro será composto por uma caixa em aço, dispondo de 6 câmaras independentes com 289 mangas cada, sendo possível proceder-se à substituição de mangas com filtros em funcionamento.

As mangas, em fibra de vidro com tratamento anti-ácido de teflon, disporão de uma superfície unitária de filtração de 2,3 m2, apresentando uma elevada resistência às altas temperaturas (a temperatura máxima de utilização em contínuo é 250 ¡C). O tempo de vida útil médio previsto é de dois anos.

Os gases de combustão provenientes do reactor de neutralização atravessarão as mangas de filtração no sentido do exterior para o interior, ficando as partículas em suspensão retidas no lado de fora das mangas.

Os filtros disporão de dispositivos automáticos de limpeza das mangas 'on-line', do tipo impulso de ar comprimido ('jet pulse'), controlados por medição de pressão diferencial - como indicador do nível de colmatação das mangas.

O sistema de redução dos óxidos de azoto (NOx) com que a Central será dotado baseia-se no processo de redução selectiva não catalítica (SNCR) por meio da injecção de uma solução aquosa de amoníaco a 25% (amónia) na câmara de combustão. O sistema compreenderá um reservatório para armazenamento de amónia e o equipamento necessário para a vaporização, distribuição e injecção da amónia.

A amónia vaporizada em aquecedores eléctricos será injectada na câmara de combustão, com o auxílio de ar comprimido, através de 36 injectores. Os injectores serão instalados em três zonas distintas da câmara de combustão, o que permitirá a optimização da gama de temperaturas adequada à reacção de redução dos NOx, em função da variação da carga térmica do forno. A regulação do caudal de amónia a injectar em cada um dos níveis será também função do teor de NOx dos gases." [RS, pp. 21-26]


No seguimento desta pergunta:


B - Os sistemas utilizados para tratamento dos gases são os mais adequados para este tipo de instalações? São os sistemas normalmente utilizado nas centrais de incineração de resíduos sólidos urbanos noutros países europeus?


B - Qual a eficiência dos sistemas de tratamento de gases e do equipamento de remoção de partículas?



Indice Geral | B - Caracterização do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica