 
 Questões sobre o EIA da CTRSU  de S.João da Talha  C -  Por que razão foi escolhido para local S. João da Talha? Quais foram os critérios determinantes para a selecção do local de implantação da CTRSU? Quais as vantagens de S. João da Talha relativamente às outras alternativas de localização consideradas?
 C -  Por que razão foi escolhido para local S. João da Talha? Quais foram os critérios determinantes para a selecção do local de implantação da CTRSU? Quais as vantagens de S. João da Talha relativamente às outras alternativas de localização consideradas?
"A análise comparativa dos locais alternativos para instalação da Central de Incineração foi alvo de outros estudos, realizados pela EDP e pelo IDAD, para os quais se sistematizam seguidamente as principais conclusões.
Estudo realizado pela EDP
Este estudo teve por objectivo proceder a uma análise comparativa das localizações alternativas previamente seleccionadas para a construção da CTRSU, não sendo do âmbito deste trabalho a selecção propriamente dita do local de implantação da Central.
Foram apresentadas cinco possíveis áreas de localização:
(i) Um local no concelho de Lisboa (Paióis de Vale do Forno);
(ii)Três locais no concelho de Loures (Frielas, Plataforma junto ao Tejo a norte do Rio Trancão, Vialonga);
(iii) Um local no concelho de Vila Franca de Xira (Vialonga).
Na plataforma junto ao Tejo foram identificadas duas áreas alternativas: sítio de Bobadela e sítio de S. João da Talha.
Efectuou-se uma análise multicritério contemplando os seguintes descritores:
A ordem de preferência dos sítios alternativos foi :
1) Sítio da Bobadela
2) Sítio de S. João da Talha
3) Sítio de Frielas
4) Sítio de Vialonga/Loures
5) Sítio de Paióis de Vale do Forno
6) Sítio de Vialonga/Vila Franca de Xira
Contudo, é necessário referir algumas considerações relativamente aos resultados obtidos para os diferentes sítios:
Com o objectivo de aprofundar o estudo de localização anteriormente referidos, foi solicitado ao IDAD a execução de um novo estudo de avaliação desses sítios, considerando expressamente a análise de dois critérios determinantes para a selecção do local de implantação da CTRSU: acessibilidades e sensibilidade à poluição atmosférica.
Foram analisadas três alternativas de localização, todas elas pertencentes ao concelho de Loures:
A1 - Bobadela
A2 - S. João da Talha
B - Vialonga
As localizações A1 e A2 aparecem comparativamente beneficiadas relativamente à localização B.
A localização em S. João da Talha apresenta vantagens relativamente à Bobadela, no que respeita à menor sensibilidade à poluição atmosférica, e a abranger uma zona de menor densidade populacional. Por outro lado, a localização de Bobadela apresenta-se comparativamente favorável no que respeita ao factor acessibilidades.
Assim, tendo em conta a importância relativa dos critérios de avaliação apresentados, surge como localização mais favorável o local de S. João da Talha. A Central de Tratamento localizar-se-á assim na freguesia de S. João da Talha, concelho de Loures, distrito de Lisboa.
A zona de implantação do empreendimento é a plataforma ribeirinha que se desenvolve entre a margem esquerda do Rio Trancão e Santa Iria da Azóia. A área é delimitada a oeste pela via férrea da Linha do Norte e, a Sul, pelas instalações da Cavan, na margem direita do Rio Tejo" [RS, pp. 10-13 e 15]
Ver Local de implantação da CTRSU
 - Não Técnica
 - Não Técnica  - Mais ou menos Técnica
 - Mais ou menos Técnica  - Técnica
 - Técnica