Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


E - Quais os sistemas de segurança previstos contra o perigo de incêndio na CTRSU?


E.I.A.:


" Sistema de protecção contra incêndios

Na concepção das diferentes instalações ou áreas da Central serão tomadas em conta todas as medidas de protecção contra incêndios por forma a responderem aos critérios de segurança passiva e activa.

Na concepção dos sistemas de protecção contra incêndios será seguido o prescrito na última edição das 'NFPA' e nos regulamentos portugueses em vigor.

- Segurança passiva

Tendo em vista reduzir o risco de incêndios, prevê-se no projecto serem seleccionados materiais de construção incombustíveis. Será dada especial atenção aos isolamentos acústicos, tectos falsos e pisos duplos.

A disposição do equipamento será optimizada, do ponto de vista do risco de incêndio, incluindo-se a utilização de paredes anti-fogo intermédias, tendo em vista minimizar a propagação de incêndios, a eliminação de áreas inacessíveis, a optimização do encaminhamento dos circuitos contendo líquidos inflamáveis e a criação de meios simples e eficientes para garantir a segurança do pessoal.

As instalações serão concebidas de forma a minimizar qualquer efeito de chaminé.

O isolamento dos cabos de potência será resistente à propagação de incêndios.

Sistemas de segurança activa

Serão implementados vários sistemas de protecção e segurança, essencialmente constituídos por:

(i) Detecção e Alarme - sistema central de detecção de incêndios; sinalização das mensagens de alarme e de avaria em unidade centralizada; alarmes manuais associados a sinais acústicos em unidade centralizada. Os detectores serão do tipo UV, IV, iónicos ou outros de acordo com a zona a proteger.

(ii) Sistemas de Extinção - tanque de reserva de água de incêndios de 1 400 m3; central de bombagem com 2 bombas principais, com capacidade de 450 m3/h à pressão de 9 bar, sendo uma delas accionada a diesel; electrobomba com capacidade de 7 m3/h para pressurização da rede (pressão de 10 bar); anel de distribuição de água à volta do perímetro da instalação que servirá as bocas de incêndio, o sistema de inundação e reserva, os 'sprinklers';(as áreas com 'Sprinklers' são: cais de descarga de RSU, edifício do turbo-alternador, edifício diesel de emergência, edifício das caldeiras, oficina e armazém de tintas e armazém de lubrificantes); bocas de incêndio e canhões de água com controlo remoto; pó químico e extintores manuais."

[RS, pp. 17-18]


No seguimento desta pergunta:


B - Quais os sistemas existentes de detecção de incêndios?


B - Qual a reserva de água disponível na CTRSU para utilizar em caso de incêndio?



Indice Geral | E - Risco do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica