Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


E - Foi feita uma estimativa do risco para a saúde pública dos poluentes mesmo se a incineradora trabalhar sempre dentro dos limites? Qual é?


E.I.A.:


" Para a determinação dos riscos crónicos associados à exposição a contaminantes atmosféricos (metais e dioxinas) durante um período alargado, utilizou-se a abordagem por patamares, nomeadamente para avaliar os riscos associados à exposição por inalação.

Verifica-se que os valores máximos das concentrações no ar ocorrem no estuário do Tejo (P50) e os valores mais elevados em terra ocorrem na margem sul (embora mais reduzidos que os anteriores). Constatou-se, no entanto, que as contribuições (acréscimos diferenciais) induzidas ao nível dos riscos, e no caso do cenário de funcionamento da instalação nos limites dos valores estipulados pela VALORSUL, são em termos percentuais reduzidas.

Para a situação de falha do equipamento, a dose de inalação obtida (Ei), partindo do P50 e para exposições inferiores ou iguais a 14 dias, não revelou situações que excedessem os limites para os quais não se verificam efeitos adversos na saúde pública, por inalação.

Relativamente aos riscos da via de contaminação por ingestão, as baixas taxas de deposição (decorrentes do facto destes poluentes estarem, em princípio na fracção gasosa, mais leve) e um caso estudado, levam a pensar que esta via de exposição, tenha um valor aproximado aos riscos da via da inalação.

No que diz respeito aos diferenciais resultantes do projecto e decorrentes dos pressupostos analisados, os valores (gamas) de risco obtidos apontam para as seguintes ordens de grandeza:

Quanto ao acréscimo de risco que o projecto origina, refira-se que na zona envolvente local (1 km) ele decorre, em princípio, dos riscos agudos, que são, no caso da adopção das medidas previstas e das boas práticas, substancialmente inferiores a 10-6.

Na zona mais afastada , a questão coloca-se ao nível dos efeitos ditos crónicos sendo, segundo os dados disponíveis, o acréscimo de risco, para os indivíduos expostos, comparativamente à situação actual reduzido, para os metais e para as dioxinas. Os valores encontrados enquadram-se potencialmente nos níveis considerados aceitáveis." [RS, pp. 129-130]



Indice Geral | E - Risco do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica