Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


F - Que medidas estão previstas para controlar o ruído induzido pela incineradora?


E.I.A.:


"Para o controlo do ruído a nível do projecto serão implementadas as medidas necessárias que vão desde, a selecção adequada dos equipamentos, tendo em consideração os níveis de ruído previstos e garantidos, até à correcta definição do 'Lay-out' da instalação.

Em resultado da escolha criteriosa dos equipamentos e da aplicação de medidas mitigadoras de insonorização, como no isolamento acústico das fontes geradoras de ruído e/ou a sua inclusão no interior de edifícios com conveniente tratamento acústico, será respeitado o limite de 85 dB(A), estabelecido a um metro da fonte emissora de ruído.

A correcta definição do 'Lay-out' da instalação permitirá a adopção de medidas exteriores de redução dos efeitos do ruído, evitando localizar equipamentos ruidosos nas proximidades dos limites do terreno destinado à Central e utilizando os edifícios ou equipamentos de grandes dimensões como 'ecrans' de protecção acústica, especialmente para as áreas de ocupação humana."[MDP, pag. 92

Este princípio é consubstanciado no EIA: "Para controlo do ruído proveniente dos equipamentos ligados ao processo, o projecto prevê medidas que vão desde a selecção adequada dos equipamentos, tendo em consideração os níveis de ruído previstos e garantidos, até à correcta definição do 'lay-out'da instalação, de modo a respeitar o estabelecido no Decreto-Lei nº 251/87 (Regulamento Geral do Ruído), com a nova redacção dada pelo Decreto-Lei n. 292/89 e na Norma Portuguesa n.1730 (relativa a critérios de aferição das reacções humanas ao ruído), em quaisquer condições de serviço." [RS, pp. 18 e 19]

Assim, "A Central será alvo de medidas de controlo de ruído a introduzir pelo fornecedor/instalador e integradas nos equipamentos e no sistema geral de funcionamento (já previsto no projecto).

Em caso algum deverão ser simplificados os elementos de controlo de ruído previstos ou diminuídos os seus graus de atenuação.

As entradas e saídas de ar de sistemas de ventilação, geradores, unidades de bombagem e outros sistemas que necessitam de circulação de ar têm prevista a instalação de silenciadores que, em alguns casos atingem, segundo os dados fornecidos elevados valores de isolamento sonoro, a que correspondem graus de atenuação elevados para o ruído (já considerado no projecto)." [RS, pag. 136]

Na fase de construção "Os trabalhos (...) deverão desenvolver-se exclusivamente no período diurno (das 7h00 às 20h00). Recomenda-se a proibição de quaisquer trabalhos (operações de construção ou transporte de veículos pesados) considerados ruidosos (de acordo com as disposições do Regulamento Geral sobre o Ruído) nos períodos intermédio ou nocturno (das 20h00 às 7h00) numa zona de proximidade de cerca de 200 metros das casas de habitação.

Todos os equipamentos ruidosos deverão ser instalados nos estaleiros, na fase de construção, o mais afastado possível dos locais habitados existentes.

O instalador prevê a inclusão de diversos elementos de redução de ruído. Serão previstas estruturas (canópias) isolantes com constituição em sanduíche de metal e lã de vidro." [RS, pag. 140]



Indice Geral | F - Minimização/mitigação | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica