Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


I - O que é que pode ser feito para melhorar a forma como as populações recebem a informação do risco do projecto?


E.I.A.:


As recomendações do estudo referem:

"....divulgação de carácter técnico sobre as incineradoras e os seus efeitos ao nível da saúde pública. ...chamar para este debate os cientistas nacionais mais acreditados no tema, e organizar esta iniciativa em conjunto com os movimentos ambientalistas e as autoridades locais. Esta opção permitiria que os cidadãos tivessem acesso á informação e que pudessem esclarecer as suas dúvidas relativamente aos riscos adicionais a que ficariam expostos.

A divulgação de dados sobre a qualidade do ar poderia ser efectuada através de painéis como os que estão colocados em Lisboa com as horas e a temperatura.

.......seria também um factor importante para baixar a ansiedade dos indivíduos.

Sendo os residentes no local os principais interessados neste processo, devem ter acesso prioritário......a boletins informativos sobre o processo de construção e de funcionamento da incineradora.

....aumento e a melhoria da qualidade da comunicação entre os responsáveis pelo projecto e a população....iniciativas que permitam um contacto mais directo. Assim, deveriam ser desenvolvidas iniciativas tais como a organização de visitas às instalações da incineradora (e às obras); a abertura de um gabinete de informação em S.João da Talha onde esteja exposta a maquete da obra, painéis explicativos acerca do seu funcionamento e informações sobre o tratamento de resíduos, etc." [EIA, Vol.3, TXIV, pp. 85-86]


No seguimento desta pergunta:


I - Qual é a informação que deve ser dada ao público nos casos de instalação duma incineradora?



Indice Geral | I - Participação publica | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica