Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


I - Pode-se afirmar que a reacção de preocupação das populações em relação à instalação da incineradora se deve apenas á falta de informação e conhecimento da população sobre esta tecnologia?


E.I.A.:


"Um dos argumentos habituais para explicar a oposição local a empreendimentos do tipo da incineradora refere o desconhecimento: as pessoas opor-se-iam porque estariam mal informadas acerca do projecto." [EIA, Vol.3, TXIV, pag. 51]

" Não há qualquer associação entre a atitude e o grau de conhecimento. O sentido da correlação (negativo) indica (contrariamente ao argumento do senso comum de que as pessoas que se manifestam contra têm fracos níveis de conhecimento sobre a incineração) que, a haver relação entre as variáveis, ela seria ao contrário: seriam os indivíduos mais informados que estariam contra a incineradora.

Em resumo, podemos dizer que os indivíduos se encontram mal informados relativamente ao processo de tomada de decisão (particularmente os indivíduos que residem mais longe do local de implantação da incineradora e os de menor instrução), mas que têm um conhecimento razoável relativamente à incineração, não a confundindo com lixeiras e mostrando-se mesmo particularmente optimistas relativamente à eficácia da solução por incineração (menor conhecimento nos indivíduos menos instruídos).

No entanto, o nível de conhecimentos não tem qualquer associação com a atitude face à incineradora." [EIA, Vol.3, TXIV, pag. 53]


No seguimento desta pergunta:


I - Qual é a opinião das populações da região em relação às diferentes soluções para os resíduos sólidos?



Indice Geral | I - Participação publica | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica