e-Planning para a Transição Digital e o Poder Local

Webinar, Associação Nacional das Assembleias Municipais

A ANAM - Associação Nacional das Assembleias Municipais, convidou o Prof. Pedro Ferraz de Abreu, enquanto Presidente do CITIDEP e Coordenador do "e-Planning Consortium", para apresentar, em Webinar no dia 2021-12-10, a abordagem do e-Planeamento para a Transição Digital e o Poder Local, no apoio aos municípios e às suas instituições, em benefício dos cidadãos. Participaram varios Autarcas e Dirigentes de Associações civicas, num animado dialogo. O Webinar foi organizado pelo CVEL da ANAM - Centro para a Capacitação e Valorização dos Eleitos Locais, que além de disponibilizar o video da sessão no seu site, envia os mesmos (e os documentos de apoio) para cada um dos 308 Presidentes das Assembleias Municipais de Portugal.

Este evento, que foi aberto pelo Presidente da ANAM, Dr. Albino Almeida, vem assim consolidar a colaboração com a ANAM, depois da sua adesão ao "e-Planning Consortium", em 2020, e a assinatura de um protocolo entre o CITIDEP e a ANAM, a 6 de Novembro de 2021, para uma transição digital que garanta uma verdadeira inclusão digital e social.



Abertura do Webinar pelo Presidente da ANAM, Albino Almeida



Sinopse da Palestra

Hoje, em Portugal e praticamente todo o mundo, sobretudo desde a crise covid-19, fala-se da "Transição Digital" como uma das grandes prioridades do presente e do futuro.

A grande promessa das novas tecnologias de informação e comunicação, pelas caracteristicas da sua ubiquidade e acesso universal, é o empoderamento dos cidadãos; tanto por via do reforço da participação democrática e do Poder Local, como por novas oportunidades de inclusão e de ultrapassar desigualdades ­ sejam sociais, económicas ou ... territoriais.

Mas as novas tecnologias já estavam entre nós antes da crise covid-19, e todos nós vivemos rodeados de evidências de que a realidade não é assim tão cor-de-rosa. Vemos não só persistirem desigualdades, como mesmo por vezes elas se agravarem para uns, lado a lado com histórias de sucesso, para outros.

Por isso precisamos de compreender melhor o que se passa. Investir em computadores e outras tecnologias, claramente não chega para resolver os problemas. Essa conclusão também está implicita no ultimo grande relatório do Secretário-Geral da ONU, Guterres. Então, que falta fazer?

O e-Planning é uma abordagem cientifica, que não "descobriu" a "Transição Digital" ontem. Há mais de 20 anos, que esta comunidade estuda e acompanha esta realidade complexa, pois que obriga a compreender, simultaneamente, a Engenharia do "Digital", e a Ciência Social da "Transição". Tal transdisciplinaridade tem, ainda hoje, dificil acolhimento na Academia em Portugal.

Nesta palestra será apresentada a abordagem e-Planning, algumas das suas conclusões que interessam ao Poder Local, e como nos pode ajudar a cumprir a promessa "Digital" de um mundo melhor, mais justo, mais coeso, e mais sustentável.


Documentos de Apoio


e-Planning | CITIDEP Projects: EuroLifeNet - Ambiente | Intelligent Multimedia System For Public Participation | Expo 98 | Regionet | Public Access to Environmental Info | ICPPIT03 | ICPPIT99 | Info Tech for Grassroots


CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa