Comentários |
actualizado em 19 de Fevereiro 2003 |
"Os professores acompanhantes consideraram a actividade de muito interesse e geradora de motivação para os alunos. O único senão foi, no caso da nossa escola, o convite ter sido feito muito em cima da hora", Paulo Tomé
"Gostámos muito da vídeoconferência. Pensamos que, enquanto sessão de esclarecimentos para alunos e professores, foi muito positiva e pareceu-nos uma boa forma de arrancar com o projecto inter-escolas e de os alunos se verem pela primeira vez (incluindo os que se estrearam numa vídeoconferência, com toda a tecnologia que ela envolve, tornada acessível ...) . Em termos de debate, a sessão foi mais limitada, não só pelas limitações de tempo, como também pelo facto de os alunos terem visto, a maior parte das questões que tinham formulado nas aulas de TLQ dedicadas ao projecto, respondidas na parte de exposição da Enga. Luísa Nogueira.
Os alunos gostaram bastante, acharam que a maior parte das dúvidas e das questões que tinham foram esclarecidas e que a sessão serviu também para a consolidação de alguma informação que já tinha sido trabalhada nas aulas. Ficaram satisfeitos com a ideia de poder vir a existir uma colaboração, também com a escola de Viana do Castelo. Fizeram, no entanto, duas perguntas à sua professora (Tânia Fonseca) que reflectem alguma estranheza sobre a foma como irá ser levada a cabo a colaboração inter-escolas: "Por que razão os alunos do Pedro Nunes estavam sentados no auditório de um lado, e os alunos das outras escolas do outro?" e "Por que razão estava envolvida uma turma de Economia num projecto sobre o benzeno?", Helena Melo.
[Nota do Grupo de Trabalho "Cidadania e PEOPLE": achamos muito interessante que alunos abordem a temática do benzeno também sob o ponto de vista das implicações económicas, e outras; é esse um dos principais objectivos do projecto PEOPLE, para além da importante avaliação técnica e cientifica; e foi esse também o sentir dos alunos do Pedro Nunes, e muito bem, que nas questões que colocaram não se limitaram a detalhes (que são importantes) sobre a química do benzeno. Por isso são muito bem-vindas turmas de Economia e não só]
"Opinião sobre a sessão:
Positivo- Local excelente. A exposição da Enga. Luísa Nogueira foi muito clara com um conteúdo científico muito acessível e motivante para a assistência. A metodologia seguida foi boa.
Negativo- A qualidade do som e da imagem.
Pessoalmente acho que é de louvar este tipo de iniciativas. É "urgente" sensibilizar os jovens que cada um pode e deve contribuir para melhorar o ambiente do nosso Planeta.", Angela Canêlhas.
"Gostaria como cidadão preocupado com as questões do ambiente de salientar, que a acção é extremamente louvável , o público alvo ( alunos ) apesar de não o demostrarem no momento, ficaram sensibilizados e como prova disso durante o dia de hoje algumas " farpas " direccionadas a fumadores ( Colegas , Professores e Encarregados de Educação ) , tiveram como chamada de atenção o " Benzeno ". ( algo lá dentro já mexe )
Como docente chamo à atenção para o seguinte, não sobre o conteúdo da acção mas sobre a forma de apresentação : Os adolescentes contemporâneos , são alvo preferencial dos mais modernos , atractivos , sofisticados e profissionais meios de comunicação e imagem . Tudo o que tivermos a transmitir para que seja realmente significativo deve ser transmitido de forma ainda mais ( objectiva, prática , simples e enquadrada temporalmente ) , caso contrário não é suficientemente importante .
1. Deste modo devem rever o som , as ultimas filas tinham, por vezes imensas dificuldades em ouvir com nitidez o som da vídeo-conferencia , agravado pelo som de fundo da sala que antecede o anfiteatro .
2. O tempo da palestra está correcto ( opinião dos alunos ) .
3. Penso que se pode ainda obter mais qualidade na imagem na video-conferência .Temos condições acústicas de espaço e técnicas de imagem que poderão avaliar nas nossas instalações e que poderão dar um brilho ainda maior à vossa louvável acção .
Será aconselhável
· Fornecer antecipadamente bibliografia aos estabelecimentos de ensino , solicitando-lhes a preparação antecipada do tema, desse modo vão já com as questões superficiais esclarecidas .
· Esclarecer as escolas a não limitar as turmas presentes somente aos agrupamentos científicos pois é um tema sensível e abrangente em todas as áreas .
· Convidar os estabelecimentos de ensino a participarem só com alunos já motivados e preparados, para não ser mais que um passeio e um dia sem aulas .
· Devem dar-se exemplos práticos do dia a dia, de como se pode minorar o contacto com compostos de benzeno e quais as alternativas que cada um pode tomar .
Um grande obrigado pelo convite e espero que um até breve", José Manuel Cruz das Neves Almeida Costa
(aguarda-se "feedback")
"Julgo que iniciativas como estas não deverão ser esporádicas, sendo importante a sensibilização para os problemas do meio ambiente, e nada melhor do que actuar directamente sobre os nossos jovens e sobre os futuros professores. É pena que estes estudos não possam ser aplicados em outras regiões do país", Luís Fabião.
[Nota do Grupo de Trabalho "Cidadania e PEOPLE": Estamos a considerar uma candidatura a estender o Projecto PEOPLE a uma rede de escolas em duas zonas de Portugal, uma das quais poderia ser Viana do Castelo, se houver escolas interessadas e uma equipa para apoio]
O meu nome é Helder Gamitas Jorge e alem de leccionar a disciplina de ciências físico-químicas, sou também professor na área curricular não disciplinar de estudo acompanhado dos 7º e 8º anos na Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Tendo tido conhecimento do projecto PEOPLE através da professora Tânia Fonseca, decidi aproveitar a realização da videoconferência do passado dia 15 de Outubro de 2002 para implementar numa aula de estudo acompanhado uma estratégia de identificação das componentes incontornáveis de um projecto (método de trabalho de projecto).
Esta estratégia baseou-se em:
¸ Visionamento da videoconferência.
¸ Exploração do "site" www.People-pt.net, para identificação e registo escrito das seguintes componentes do projecto: objectivo, implementação e avaliação.
¸ Apresentação trabalho escrito.
¸ Análise critica das relações: objectivo-implementação, objectivo-avaliação e implementação-avaliação.