Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


B - Qual o objectivo do projecto em estudo?


E.I.A.:


O objectivo deste projecto é garantir, através do processo de incineração com recuperação de energia, a eliminação segura de quaisquer resíduos que não possam ser reciclados ou reutilizados.

"O projecto em estudo refere-se à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU) dos Municípios de Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, a construir na plataforma ribeirinha de S. João da Talha. A Central será concebida de modo a permitir assegurar um tempo de vida útil não inferior a 25 anos.

A CTRSU insere-se num sistema global de gestão de RSU produzidos nos municípios envolvidos, o qual inclui acções enquadradas por estratégias de redução, reciclagem e reutilização. A compatibilização dessa gestão com a rendibilização da Central pode permitir uma optimização técnico-económica do problema.

Assim, a CTRSU permitirá, conjuntamente com a recuperação de materiais, uma significativa redução dos resíduos para aterro (cerca de 10 % em volume dos RSU totais). Tem a vantagem acrescida de ser concebida para valorizar energeticamente os RSU e originar um produto (electricidade) de colocação garantida na rede eléctrica nacional, reduzindo desta forma, o custo total do tratamento (IDAD, 1994) com recurso a um combustível endógeno." [RS, pag 8]


No seguimento desta pergunta:


B - Qual é a entidade proponente do projecto?


B - Que entidade efectuou o EIA para a CTRSU de S. João da Talha?


B - Qual é a empresa que irá projectar e construir a CTRSU?



Indice Geral | B - Caracterização do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica