Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


D - Quais as principais recomendações em termos de monitorização e vigilância epidemiológica propostas no EIA?


E.I.A.:


"De um modo particular recomenda-se o desenvolvimento ou reestruturação dos seguintes programas:

a) Cancro - Mortalidade e Incidência

Dada a actual inexistência de dados desagregados para a região de Loures e concelhos limítrofes, recomenda-se o desenvolvimento de um sistema estruturado de registo de cancro local utilizando o sistema de procura activa de informação. Em alternativa poderá o RORSUL disponibilizar a informação necessária, reorganizando, eventualmente, o actual sistema para as áreas em apreço.

b) Incidência de malformações congénitas e de alterações da reprodução

Considera-se desejável que, a médio prazo, seja dinamizado um programa organizado de recolha da informação, através da estreita colaboração dos serviços de saúde pública locais, com os médicos de família e os hospitais e maternidades que cobrem a área, utilizando a metodologia descrita pelos autores anteriormente citados e a rede de médicos sentinela (Falcão JM, 1990 e 1993) e que tenha em devida conta outras fontes de exposição nomeadamente ocupacionais (solventes, etc.).

c) Prevalência de asma

Tendo em vista o conhecimento aprofundado das eventuais implicações das emissões de aerosóis ácidos (Ostro, 1991), considera-se vantajoso o desenvolvimento futuro de um programa de recolha de informação envolvendo os médicos de família e seguindo a metodologia descrita por Crain (1994).

d) Prevalência de hábitos tabágicos

Recomenda-se a regular actualização e aferição local deste indicador através da recolha directa junto de uma população escolar a definir, e, eventualmente, para a população adulta, através do recurso à colaboração dos médicos de família.

e) Estudo dos valores da plumbemia

Dadas as implicações descritas, e constituindo o chumbo um excelente indicador de eventual exposição a metais pesados, recomenda-se, dada a associação existente, o desenvolvimento de um programa de recolha directa aquando das consultas de rotina prénatais e, eventualmente, o estudo de pares - sangue do cordão umbilical / sangue da mãe, em estreita cooperação com os hospitais e maternidades servindo a área. De realçar, ainda, o interesse em caracterizar eventuais grupos de risco na infância, pelo que se sugere o estudo de amostras de crianças de 12 a 72 meses de idade, após prévia informação e consentimento." [EIA-Vol 3, TXI, pp 32-33]


No seguimento desta pergunta:


D - Está a ser considerada alguma actuação por parte das autoridades de saúde pública locais no sentido de desenvolver sistemas adequados de monitorização e vigilância epidemiológica e de os articular com os sistemas de monitorização ambiental?



Indice Geral | D - Impactes do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica