Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


D - Qual o impacte na qualidade da água provocado pela descarga das águas residuais da CTRSU?


E.I.A.:


"As soluções técnicas adoptadas para as redes de águas residuais...visam evitar a descarga de efluentes contaminados no meio receptor, o que constitui um factor primordial para a minimização dos problemas de contaminação do meio hídrico decorrentes do funcionamento da instalação.

Com efeito, os efluentes que potencialmente apresentam mais riscos para o equilíbrio do ecossistema estuariano (efluentes do processo e águas pluviais e de drenagem contaminadas) são reutilizados no processo, não havendo, em circunstância alguma, descargas para o meio receptor. Assim, estes efluentes não produzem qualquer impacte na qualidade das águas do Estuário.

As águas residuais domésticas e as originadas na lavagem dos camiões e da zona de descarga dos resíduos serão sujeitas a tratamento adequado antes de serem lançadas no Estuário do Tejo, pelo que não produzem qualquer impacte sobre a qualidade da água do Estuário.

O impacte negativo potencialmente mais gravoso para o ecossistema estuariano está relacionado com o aumento da temperatura da água, no local de rejeição e na zona envolvente, em resultado da descarga das águas de arrefecimento da turbina de geração de vapor.

Com o objectivo de avaliar o acréscimo da temperatura da água do Estuário devido ao lançamento daquelas águas, foi analisada a dispersão das águas de arrefecimento no troço do Estuário do Tejo onde são efectuadas as descargas e as tomadas de água, recorrendo a modelos matemáticos...

...foram simuladas duas condições de funcionamento do circuito da água de refrigeração, para a instalação de 3 linhas de incineração, uma correspondente a duas descargas, com um caudal em cada uma de 2,1 m3/s e uma variação térmica de 6ºC entre a água captada e rejeitada e uma outra correspondente a uma única descarga, com um caudal máximo de 4,2 m3/s e uma sobreelevação de temperatura de 10ºC.

Esta última condição corresponde à situação mais gravosa em termos ambientais.

Os resultados obtidos permitem constatar que, nas piores condições de funcionamento, de hidrodinâmica e ambientais (época de Inverno durante as marés mortas) a descarga das águas de arrefecimento na Cala do Norte introduz uma sobreelevação máxima da temperatura da água de 1,4ºC, no local de lançamento e 1,1ºC à distância de 30 m do local de descarga.

Ao longo da Cala do Norte, o aumento da temperatura da água é superior a 0,5ºC, numa extensão máxima de 1100 m, em estofas de baixa mar e de 700 m, em estofas de preia-mar, a partir do local de lançamento.

Simulou-se igualmente a situação de funcionamento com 4 linhas de incineração, com duas descargas, o que conduziu a um aumento de temperatura máximo inferior a 1,4ºC no local de lançamento.

A simulação para distâncias superiores a 100 metros mostra que a temperatura baixa rapidamente para 0,3ºC, mantendo-se a esta temperatura a distâncias superiores a 2700 m, em estofa de baixa-mar e de cerca de 2600 m, em estofa de preia-mar.

Confrontando estes resultados com o fixado no Decreto-Lei 74/90 verifica-se que o aumento máximo de temperatura associado ao lançamento das águas de arrefecimento se situa, mesmo para a situação mais gravosa, em níveis bastante inferiores (cerca de 50%) ao valor máximo estipulado no referido documento (3,0ºC, 30 m a jusante do ponto de descarga).

Assim, o lançamento destas águas traduz-se num impacte negativo localizado, de baixa magnitude.

A água de arrefecimento é tratada, no interior da tubagem de aspiração, com cloro. No entanto, face ao tempo de residência da água no circuito e à temperatura que aí atinge prevê-se que a sua descarga final no Estuário produza um impacte negativo muito reduzido." [EIA-Vol 3, TIV, pp 62-63]


No seguimento desta pergunta:


F - Quais as medidas propostas para mitigar eventuais impactes no meio hídrico originados pelo funcionamento da CTRSU?


B - Quais as acções previstas para monitorização e controlo da qualidade da água?



Indice Geral | D - Impactes do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica