Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


D - Que destino que vai ser dado às aguas residuais produzidas na CTRSU?


E.I.A.:


"De acordo com informações fornecidas pela VALORSUL, os diferentes tipos de águas residuais geradas serão recebidas numa rede separativa de esgotos canalizados para tratamento e/ou destino final adequado, de acordo com o esquematizado na Figura IV.15.

Assim, as águas residuais domésticas e as resultantes da lavagem de camiões e da zona de descarga de resíduos serão encaminhadas para a rede de esgotos municipal e tratadas na ETAR de S.João da Talha.

As águas residuais do processo serão recolhidas numa rede própria e recicladas internamente, sendo utilizadas no arrefecimento e humidificação das escórias, não ocorrendo descargas destes efluentes para o Estuário do Tejo, quer em situação de funcionamento normal quer em situações de avaria do sistema de arrefecimento das escórias.

As águas pluviais e de drenagem contaminadas serão recolhidas numa bacia de retenção, com capacidade suficiente para armazenar um volume de água correspondente, pelo menos, a um dia de chuvas intensas. Estas águas serão também utilizadas no arrefecimento das escórias.

A esta bacia também poderão afluir os efluentes do processo, em caso de avaria do sistema normal de funcionamento.

Quanto às águas pluviais não contaminadas (provenientes dos telhados, vias de circulação, etc) serão recolhidas numa rede de esgotos própria e enviadas para a vala de drenagem localizada na zona Norte da Central, sendo descarregadas no Estuário do Tejo sem qualquer tipo de tratamento.

As águas de arrefecimento da Central de Produção de Energia serão lançadas no Rio Tejo." [EIA-Vol 3, TIV, pp 57-59]

Destino Final das Aguas Residuais (figIV.15 EIA -Vol 3 -T IV pag 60)



Indice Geral | D - Impactes do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica