Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


D - É correcto ter feito a simulação da dispersão dos poluentes só com base nos dados da estação metereológica da Central Térmica do Carregado e considerando apenas um ano de observações?


E.I.A.:


"A análise das circulações de mesoscala e dos vários dados meteorológicos existentes para toda a região de simulação local, levam ao reconhecimento de condições meteorológicas médias muito semelhantes, quando se compara Lisboa, Carregado e em particular, as condições esperadas para S. João da Talha. A opção de utilização de um ano de dados meteorológicos medidos no Carregado tem assim todo o fundamento. Este critério é ainda apoiado pelo facto do ano utilizado ser representativo da série de dados meteorológicos disponível, quer para Lisboa/Portela, quer para Cabo Ruivo (vide ponto 2.2 do EIA).

A modelação com apenas um ano de dados, estatisticamente representativo de uma dada região, é correcta e concorda com a metodologia de análise adoptada ao longo do estudo. A utilização de uma série de dados com vários anos, tem por base outra metodologia, que recorre a rosas combinadas de dados de ventos, estabilidades, etc (formato 'star') obrigando à utilização de outro tipo de modelo matemático de dispersão (estatístico)."[Adenda EIA, pag. 4]



Indice Geral | D - Impactes do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica