Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


D - Prevê-se que venha a ocorrer a desvalorização da área urbana próxima da central? Qual a magnitude desse impacte?


E.I.A.:


"A instalação de uma unidade deste tipo e a sua exploração poderá eventualmente gerar impactes indirectos no uso do solo. Estes traduzem-se, principalmente, na desvalorização, a curto prazo, que os solos podem ter devido ao facto de, quando têm escolha, as pessoas não procurarem um local próximo de uma central de incineração para viver. Assim, o uso urbano do solo não cresce, podendo inclusivé ocorrer desvalorização da propriedade nas zonas mais próximas. O acentuar ou inverter desta tendência pode depender não só da CTRSU, mas do potencial de outras intervenções previstas.

...há ainda que ter em conta que toda a zona ribeirinha vai ser valorizada com a criação de um parque verde urbano a envolver a Central e de áreas do acesso ao rio. Esta situação, aliada ao aumento de confiança das populações no bom funcionamento da Central, fará com que toda a área habitacional volte a valorizar-se." [RS, pp. 114-115]

Valorsul:


A curto prazo poderá verificar-se uma desvalorização da área urbana próxima da central, compensada por uma valorização resultante do reordenamento da zona ribeirinha. A expectativa desta valorização traduziu-se já em aquisições de terrenos e intenções de projectos de construção na zona.


No seguimento desta pergunta:


D - Foi averiguada a intenção de mobilidade dos moradores próximos do local de instalação da central?



Indice Geral | D - Impactes do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica