Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


E - Quais os riscos do projecto em termos de saúde pública?


E.I.A.:


"Com base na estimativas das emissões, nomeadamente as resultantes do funcionamento normal e para os valores máximos do percentil 50, procedeu-se ao cálculo dos valores das doses de exposição por inalação e respectivo tecto de risco individual de cancro para os poluentes mais relevantes. Os valores encontrados de risco individual (4.09 x 10-6) são inferior ao habitualmente considerado aceitável (< 1 x 10-5) neste tipo de estudos.

Na impossibilidade de se determinarem integralmente os parâmetros necessários à análise da exposição por via digestiva e dérmica, procedeu-se, com base nos dados disponíveis na literatura, à comparação através de caso, do risco total considerando as várias vias, o qual se mantém inferior ao referido valor aceitável.

Em conclusão, julga-se que a unidade de incineração prevista para S.João da Talha, em funcionamento normal, é idêntica a unidades semelhantes existentes em outros países, propondo-se cumprir níveis restritivos para as diversas emissões, as quais, face aos conhecimentos actuais, são compatíveis com a preservação da Saúde Pública." [RS, pag 123]


No seguimento desta pergunta:


E - Foi feita uma estimativa do risco para a saúde pública dos poluentes mesmo se a incineradora trabalhar sempre dentro dos limites? Qual é?



Indice Geral | E - Risco do projecto | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica