Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


I - Como é possível aumentar o controlo sobre o processo por parte da população?


E.I.A.:


As recomendações do estudo referem:

"criação de instâncias onde seja possível o controlo pela própria população das condições de segurança no funcionamento da incineradora.....criar uma comissão com estas funções. Para a integrar, as respostas da nossa amostra apontam para uma preferência por técnicos escolhidos pelos ambientalistas (148), pela Junta de Freguesia de S. João da Talha (78), pela Câmara Municipal de Loures (55), pelo Governo (47) e pela própria população (31).

...dar a conhecer aos residentes quais os organismos ou as pessoas a quem se devem dirigir para fazer sugestões ou para comunicar alterações que considerem anormais no funcionamento da incineradora (cheiros, fumos, etc.). A abertura de uma linha telefónica para respostas a dúvidas dos cidadãos e para registo de sugestões pode ser uma outra forma de atingir este objectivo.

A comunicação com as populações não pode ser uni-direccional,....

....permitir dar a sua opinião sobre diferentes soluções arquitectónicas para o local. Uma vez que os residentes irão ter no seu ângulo visual esta obra durante muito anos, faria sentido a equipa de arquitectos definir algumas soluções tecnicamente alternativas, e permitir que a população exprimisse a sua preferência por cada uma delas. Isso poderá ser feito por inquérito, numa exposição realizada para divulgação de diversas soluções para o projecto." [EIA, Vol.3, TXIV, pp. 86-87]


No seguimento desta pergunta:


I - O que é que pode ser feito para melhorar a forma como as populações recebem a informação do risco do projecto?


I - Qual é a informação que deve ser dada ao público nos casos de instalação duma incineradora?



Indice Geral | I - Participação publica | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica