Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


I - Será que se pode dizer que as preocupações individuais são as principais determinantes das atitudes que as populações residentes têm em relação à incineradora?


E.I.A.:


O estudo refere "uma duplicidade de preocupações: individuais e comunitárias. A atitude face à incineradora é moldada por preocupações individuais de percepção de ameaça pessoal e de deterioração da qualidade de vida, indicando que há uma importantíssima componente de defesa pessoal e familiar na oposição ao projecto. Mas também é moldada por preocupações de índole mais comunitário, como a expectativa de um tratamento de lixo mais adequado e de benefícios para a localidade como um todo.

...na zona mais próxima da incineradora..., a atitude apresenta um maior peso das variáveis mais ligadas à expectativas de alteração do padrão de vida individual..., e menor interesse por questões de âmbito mais regional.

Na zona que se situa a um raio de 5Km da incineradora, o padrão é bastante diferente. Embora o principal factor de previsão seja a percepção de ameaça pessoal, a atitude aqui é moldada mais pelas consequências de âmbito regional.....

...na zona mais distante da localização escolhida para a incineradora há um peso muito menor da percepção de ameaça pessoal....." [EIA, Vol.3, TXIV, pp. 80-82]


No seguimento desta pergunta:


I - O que é que pode ser feito para diminuir o stress e a preocupação sentidos pela população residente?


I - Pode-se afirmar que a reacção de preocupação das populações em relação à instalação da incineradora se deve apenas á falta de informação e conhecimento da população sobre esta tecnologia?



Indice Geral | I - Participação publica | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica