Questões sobre o EIA da CTRSU de S.João da Talha

(Informação)


I - A preocupação das populações é completamente irracional ou desprovida de sentido?


E.I.A.:


"As diferenças entre as duas posições, as dos técnicos e a dos leigos, foi, durante algum tempo, considerada como exemplo da falta de informação do público ou de uma reacção irracional, simplesmente emocional por parte das populações.

A contestação local destes projectos é frequentemente caricaturada como 'no meu quintal não' (NIMBY). Este resumo da posição das comunidades fá-la parecer egoísta, irracional e simplista, e contribui para a desacreditar.

...a contestação local deste tipo de projectos é muito mais complexa do que um egoísmo irracional. Ela tem uma racionalidade própria, que pode estar dependente da percepção de risco associada ao projecto, da percepção de justiça da situação, da avaliação dos custos e benefícios a nível local ou da ligação a valores mais gerais." [EIA, Vol.3, TXIV, pp. 5-11]


No seguimento desta pergunta:


I - Será que se pode dizer que as preocupações individuais são as principais determinantes das atitudes que as populações residentes têm em relação à incineradora?


I - O que é que pode ser feito para diminuir o stress e a preocupação sentidos pela população residente?


I - Como é que as pessoas encaram o risco do projecto do ponto de vista pessoal? E do ponto de vista da comunidade?


I - Quais as razões apontadas pela população para considerarem o risco do projecto?


I - Pode-se afirmar que a reacção de preocupação das populações em relação à instalação da incineradora se deve apenas á falta de informação e conhecimento da população sobre esta tecnologia?



Indice Geral | I - Participação publica | Glossário | Inquérito | IPAMB


Resposta: - Não Técnica - Mais ou menos Técnica - Técnica