Realizou-se em 4 de Outubro, Lisboa, o Colóquio Internacional " Cidadania e Novas Tecnologias ", organizado pelo Museu da Republica (Camara Municipal de Lisboa), a Revista Atalaia e o CITIDEP.
O Colóquio teve lugar no Forum Lisboa, com paineis de debate e possivel participação remota de interessados, conforme detalhes aqui descritos. Dois membros do CITIDEP, Pedro Ferraz de Abreu e Pedro Andrade, contam-se entre os oradores convidados.
Home page do Colóquio: http://www.cm-lisboa.pt/Servicos/dc/resistencia/coloquio.htm
As Novas Tecnologias desempenharam um novo papel no movimento nacional e internacional de apoio à autodeterminação e exercício de Direitos, Liberdades e Garantias do povo de Timor Leste e de chamada de atenção dos crimes contra a Humanidade praticados contra aquele povo?
No que respeita os acontecimentos em torno de Timor Lorosae, qual a oportunidade, eficacidade e legitimidade das varias figuras de opinião intervenientes, isto é, a opinião pública local das comunidades envolvidas, a opinião pública nacional dos varios Países, a opinião pública global, ou ainda, em termos desta última, a ciber-opinião transmitida na Internet?
As Novas Tecnologias serão um reforço ou uma ameaça para a Democracia, isto é, para o exercício dos Direítos, Liberdades e Garantias do cidadão?
O desenvolvimento das Auto-estradas da Comunicação e das Novas Tecnologias lançara novos reptos às formas de exercício do Democracia (nas suas figuras da Democracia Directa, da Democracia Representativa e da Democracia Participativa?
A Identidade dos grupos, comunidades e paises serão postas em causa com o desenvolvimento do Ciberespaço?
Quais os novos desafios lançados pelas Novas Tecnologias no diz respeito às formas mais tradicionais dos canais de geração da Opinião Pública, nomeadamente a TV?
O desenvolvimento das Novas Tecnologias, nomeadamente a possibilidade e facilidade tecnologica de cruzamento de cada vez mais potentes bases de dados, porão em causa a privacidade dos cidadãos, organizações e instituições?
A nivel da criminalidade, da marginalidade social e económica, dos fundamentalismos, novas formas de racismo e de exercício da xenofobia e dos diversos movimentos extremistas (de direita, de esquerda, ou outros) que problemas levantam as Novas Tecnologias?
As NovasTecnologias, sendo meios rapidos e de baixo custo, langam novos reptos aos Autarcas, à possibilidade do exercício da cidadania municipal no que se refere às grandes opções autarquicas, nomeadamente através da figura do Referendo Electrónico?
As interrogações seguintes encontram-se na Home Page afim de permitir um debate amplo e generalizado, antes, durante e depois do Colóquio Internacional CIDADANIA E NOVAS TECNOLOGIAS. A opinião de todos torna-se indispensavel para que se possa discutir os problemas da cidadania entre os próprios cidadãos.
As respostas a estes desassossegos poderão ser endereçadas, por e-mail, ao Museu da República e Resistência. Aquelas que chegarem antes do dia 4 de Outubro, serão inseridas na própria dinâmica dos debates, a decorrer no dia 4 de Outubro. Quanto às respostas que forem enviados no próprio dia 4, serão incluídos na video-conferência igualmente a realizar nesse momento.
Aguardamos a participaçåo das associações, das organizações não-governamentais, das comunidades profissionais ligadas às novas tecnologias, e outras forças responsáveis da sociedade civil.
Outros Projectos CITIDEP : Intelligent Multimedia System | Expo 98 | Regionet | Acesso Público a Informação Ambiental | ICPPIT99 | Info Tech for Grassroots | Kit Cidadnia |
![]() ![]() |
![]() |
visitors: |
Introdução | Actividades | Investigação | Organização | Informação