Actividades de apoio ao projecto PEOPLE no ambito do Programa Cidadania do CITIDEP - act. 29 Maio 2006

Project summary in english [slides ppt, 1.7 Mb] [report pdf, 5 Mb]

Eventos em Foco


PEOPLE e Cidadania

O projecto PEOPLE-Population Exposure to Air Pollutants in Europe (www.citidep.net/people/) tem como um dos objectivos fundamentais, para além da avaliação cientifica, a sensibilização dos cidadãos para a poluição do ar e a sua responsabilidade directa no problema e na solução. Dai' a importancia dada `a intervenção junto dos jovens nas Escolas.

O CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (www.citidep.pt/), um dos 7 parceiros do grupo PEOPLE, assumiu tb neste grupo o apoio a actividades pedagógicas relacionadas com o PEOPLE.

Para além de convidar cidadãos voluntários a transportar no dia 22 de Outubro amostradores para avaliar a exposição individual ao poluente do ar benzeno, o projecto PEOPLE instalou ainda vários amostradores em locais fixos, entre os quais 10 Escolas (escolhidas por critério integrado de cobertura geográfica de Lisboa), cujos responsáveis aceitaram participar:

EB2,3 Fernão Lopes (Carmo)
E.Secundaria D. Dinis
Centro Helen Keller (Restelo)
EB2,3 Luis Verney (Madredeus)
Colegio S. João de Brito
Externato Liceal das Casas de S.Vicente de Paulo
E.S. Camões
E.S. Pedro Nunes
EB1, No29 (S. Jose', Jardim do Torel)
EB2,3 Prof. Delfim dos Santos (Alto dos Moinhos)

Estas Escolas receberam um cartaz e algumas centenas de folhetos descritivos do projecto, por parte do grupo PEOPLE (coordenado pelo Instituto do Consumidor). Mas todas as Escolas Secundárias da Região de Lisboa, por iniciativa do CITIDEP e graças ao apoio do Dep. do Ensino Secundário/ME, receberam via DES um cartaz e folhetos informativos sobre o PEOPLE e o CITIDEP. De igual modo as Escolas Básicas em Lisboa, por iniciativa da DMAEV-Câmara Municipal de Lisboa (outro parceiro do PEOPLE), receberam cartazes e folhetos do PEOPLE.

Para além deste esforco de divulgação, propôs o CITIDEP, com o apoio dos outros parceiros do PEOPLE (especialmente da DRAOT-LVT, da FCT-UNL e do IC), que se efectuem nas Escolas de Lisboa (sobretudo nas que aceitaram instalar um amostrador para o benzeno), intervenções em aulas e ainda sessões especiais (a primeira das quais se efectuou já a 15 de Outubro) com peritos do projecto, antes e depois do dia 22 de Outubro, para a qual pedimos o apoio da uARTE por forma a realizar-se em formato de video-conferencia entre duas Escolas, com o "broadcast" video da sessão via Internet, para permitir o acompanhamento e participação de terceiros - e sobretudo estender esta participação para além de Lisboa.

PEOPLE e o Projecto "Kit Cidadania".

O CITIDEP tem vindo a desenvolver desde ha' alguns anos o "Programa Cidadania", com o apoio de varias entidades, entre as quais Escolas e o Ministerio da Educação.

Sendo esta matéria objecto de muitas perspectivas diferentes, o CITIDEP tem privilegiado a componente de estudo e investigação, com relevo para o conceito de transversalidade/multi-disciplinaridade da tematica "cidadania" e para as experiências que promovem a participação activa dos jovens. Em particular, esta' o CITIDEP a desenvolver uma proposta de projecto "Kit Cidadania" (www.citidep.pt/act/citikit.html)

Neste campo se enquadram projectos como o PEOPLE, que oferecem possibilidades interessantes: a participação directa de cidadãos na monitorização da qualidade do ar, a aprendizagem sobre a responsabilidade directa do cidadão no problema e na solução, e ainda experiências de "ciência participativa" (em vez "ciência so' para especialistas"). Para o CITIDEP, o envolvimento das Escolas e dos seus alunos nestes projectos é fundamental, tornando neste caso o projecto PEOPLE numa ferramenta de inovação pedagógica e pleno aproveitamento das novas tecnologias.

Daí este projecto "PEOPLE-Cidadania".


Grupo de Trabalho de Professores

A partir da reunião do dia 2 de Outubro, promovida pelo CITIDEP na Escola Secundaria Pedro Nunes, professores interessados em desenvolver actividades nas suas escolas em relação com o projecto "PEOPLE" e o projecto "Kit Cidadania" constituiram-se em Grupo de Trabalho.

Participam neste GT professores das seguintes Escolas:


E ainda colegas em representação das seguintes entidades:

Através de protocolo com o CITIDEP, este Grupo de Trabalho conta ainda com o importante apoio da uARTE.

Este Grupo de Trabalho é evidentemente aberto a todos os professores e Escolas interessadas. Para integrá-lo, devem contactar-nos por email.


Recursos e referências

O principal documento de suporte deste projecto é o da Tânia Fonseca, que inclui o plano aprovado pelo Grupo de Trabalho, calendário previsto, anexos com exemplos de fichas, bancos de questões de e para os alunos, jogos, etc. Disponivel em [html] e [pdf].

Como exemplo de uma das sugestões de trabalho com alunos, aqui se disponibiliza o "Guião de Pesquisa" entregue aos alunos de TLQ da ESPN (Dra Tania Fonseca) em preparação da sessão do dia 15 de Outubro, de que resultou um "Banco de Questões" compilado pelos alunos.

Apresenta-se ainda uma lista de referências / links na web que são potencialmente uteis ao nosso trabalho.

No web site do PEOPLE encontrarão referências fundamentais, como um documento sobre o Benzeno do Centro Regional de Saude Publica (CRSP-LVT).

No que respeita à problemática do ensino e cidadania, sugere-se a leitura dos artigos:

Apresentação de resultados do PEOPLE:

Apresentação do projecto em inglês [ppt]

Com a vossa ajuda e feedback, será melhorada e ampliada esta secção.


Registo de Actividades


Outros Projectos CITIDEP : Kit Cidadania | ICPPIT03 | Sabor/Coa | Intelligent Multimedia System | Expo 98 | Regionet | Acesso Público a Informação Ambiental | Info Tech for Grassroots
citidep@netcabo.pt visitas:

Introdução | Actividades | Investigação | Organização | Informação